quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pensando no futuro


Cada ano que passa, o homem vem criando objetos e aparelhos sofisticados para facilitar nossa vida diária, resultado dos avanços tecnológicos. Quem não deseja ter um celular da moda? Brinquedos sofisticados, eletrodomésticos, computadores e tantos outros produtos mais avançados. Esses novos produtos lançados no mercado ganha espaço e gera renda. Mas, e depois? Como é feito o descarte dos produtos antigos?
É um problema sério, que deve ser pensado. Há pessoas que doam, mas na maioria das vezes os produtos antigos são descartados nos lixões, sobre o solo, sem nenhuma medida de proteção ao meio ambiente ou á saúde publica. Causando inúmeros problemas como poluição dos rios, do ar e do solo. Muitos desses materiais levam anos para se decomporem e outros levam tempo indeterminado.
Diante disso, o que podemos fazer para minimizar esse caos? Refletir sobre o que adquirir? Será realmente necessário ter-lo? E o que acontecerá com material não mais utilizado? Será que poderá ser reciclado? Ou talvez possa ser doado para um amigo.
Vamos refletir sobre isso e ser um consumidor responsável, que saiba reduzir no consumo, reutilizar os materiais e reaproveitar o máximo que podermos. Atitudes como essa, preserva o meio ambiente e cuida do nosso planeta.
 Tania Maria Silva Santos
Pedagoga/Estudante de Ciencias Biologicas
Colaboradora da ONG- Voluntários Ecologicos
www.ongve.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário